Curiosidades sobre viagens que você precisa saber

Se você gosta de saber curiosidades e dicas sobre destinos, viagens, culturas e todos os assuntos possíveis relacionados a viagens, provavelmente está o tempo todo conferindo listas como “x lugares mais visitados”, “y experiências mais inusitadas”, “z atrações imperdíveis”. Acertamos? Então você vai curtir e muito o post que preparamos para hoje.

Selecionamos 9 fatos curiosos sobre viagens (mais especificamente sobre destinos) que talvez você ainda não saiba — mas, se souber, que tal compartilhar com amigos e familiares que também gostam de descobrir o mundo de diferentes formas?

Curiosidades sobre viagens que você vai amar saber

1. O Brasil abriga duas das 7 Maravilhas Naturais do Mundo

Com tantas belezas naturais, talvez fosse de se imaginar que o Brasil estaria na lista das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Mas não aparecemos uma vez. Aparecemos duas! E não para por aí: estamos no topo da lista, com a Floresta Amazônica. Tudo bem que a maior floresta tropical do planeta estende-se por outros países, mas a maior parte encontra-se em território brasileiro. Depois do primeiro lugar, temos também a terceira posição (dividida com a Argentina): as Cataratas do Iguaçu, na foto de capa, o maior conjunto de quedas d’água do mundo.

Curiosidades: Descubra onde estão as 7 Maravilhas Naturais do Mundo

2. O Peru tem a cidade mais antiga da América

Você sabia que um dos locais mais antigos da humanidade encontra-se em nosso continente? Trata-se de Caral, uma cidade localizada no Vale do Supe, a aproximadamente 150 quilômetros ao norte de Lima, no Peru. Seus mais de 5.000 anos de história, no entanto, só foram revelados na década de 1990, em escavações realizadas pela arqueóloga peruana Ruth Shady. Em 2001, as ruínas foram abertas ao público e, em 2005, declaradas Patrimônio Mundial da Unesco.

3. A Suíça possui quatro idiomas oficiais diferentes

Dá para imaginar que um país com uma área um pouco menor que a do estado do Rio de Janeiro possui quatro idiomas oficiais diferentes? Pois saiba que na Suíça, além dos dialetos, fala-se alemão, francês, italiano e reto-romano (romanche), em ordem do mais ao menos falado. Por isso, é comum dizer que existem quatro países dentro de um único país ou mesmo “quatro Suíças diferentes”, considerando principalmente os variados aspectos culturais e linguísticos.

4. A Índia é um dos países com maior diversidade cultural e religiosa

Índia, o segundo país mais populoso do mundo, é uma boa mistura de tradições, culturas, crenças, idiomas, festivais e religiões — somente a título de curiosidade, há seis religiões diferentes no país: hinduismo (a predominante), seguida pelo islamismo, cristianismo, sikhismo, budismo e jainismo. Tamanha diversidade faz com que o país seja um destino turístico fantástico e muito interessante, principalmente para aqueles que buscam ter um maior contato com a história e a cultura do local visitado.

A Índia é um dos países com maior diversidade cultural e religiosa

5. A Índia também abriga a maior estátua do mundo

Se o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade ou o Buda do Templo da Primavera parecem grandes (e de fato são), espere até ver o tamanho da Estátua da Unidade, localizada em Gujarat, Índia. O monumento, que homenageia Vallabhbhai Patel, conhecido como Sardar Patel — um dos líderes indianos que lutou pela independência e unificação do país —, tem impressionantes 182 metros de altura.

6. Na África, acontece a maior migração de animais (por terra) do planeta

O continente africano, famoso por abrigar as maiores reservas naturais de animais do planeta, é palco de um grande espetáculo da vida selvagem: a chamada grande migração, uma das peregrinações mais antigas da natureza. O evento, que normalmente se inicia em Serengeti, na Tanzânia, e parte em direção ao noroeste da Reserva de Masai Mara, no Quênia, acontece porque, devido à proximidade da estação seca, os animais vão em busca de um local fértil onde possam encontrar água e comida.

7. A Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo há quatro anos seguidos

Seria possível medir a felicidade de uma população? Curioso ou não, é justamente esse o objetivo do Relatório Mundial da Felicidade, um indicador anual que aponta o grau de felicidade de 149 países. Para fazer essa medição, os dados utilizados são baseados em sete indicativos: PIB per capita, expectativa de vida, ausência de corrupção, apoio social, liberdade, generosidade e vida saudável. A Finlândia, país do norte da Europa, pelo quarto ano consecutivo apareceu no topo do ranking, seguida pela Islândia, Dinamarca e Suíça.

A Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo há quatro anos seguidos

Curiosidades: Relatório Mundial da Felicidade: os 10 países mais felizes do mundo em 2021

8. A Antártica é considerada o maior deserto do mundo 

Esqueça, pelo menos por enquanto, aquela imagem emblemática de deserto. O maior deserto do mundo não tem nada de calor — aliás, muito pelo contrário! Estamos falando sobre a Antártica. Estranhou? Então vamos explicar: uma região é considerada desértica quando nela há maior evaporação de água do que a quantidade reposta pela chuva (baixos índices pluviométricos); baixas condições para a manutenção da vida e poucos recursos alimentares imediatamente disponíveis.

A Antártica é considerada o maior deserto do mundo 

9. A Nova Zelândia é geograficamente dividida em duas ilhas

Se você já pesquisou ou já foi à Nova Zelândia, sabe que o país é dividido em duas principais (e bem diferentes) ilhas: a Ilha Norte e a Ilha Sul. Tanto em relação ao clima, quanto às paisagens, cidades e até mesmo às atividades turísticas, são perceptíveis as mudanças de uma região para outra. A primeira é mais populosa, sendo Auckland a principal cidade. Já a segunda é famosa por Queenstown e por ser a ilha mais radical do país. Seja qual for o local visitado, belezas naturais não irão faltar!

A Nova Zelândia é geograficamente dividida em duas ilhas

E então, você já tinha ouvido falar sobre alguma dessas curiosidades?

Conta pra gente aqui nos comentários qual delas você achou mais interessante!

Matéria originalmente publicada em w w w. a d v e n t u r e . c l u b .c o m  .b r

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*