Dina Barile: paixão por viagens pelo Brasil, pelo mundo e até a estratosfera

A paulistana Dina Barile, de 64 anos, é um exemplo de superação e determinação. Em 2019 entrou para o RankBrasil, entidade que homologa recordes brasileiros, como a primeira brasileira a ir para estratosfera, indo a 16.700 metros. O voo aconteceu em 10 de novembro de 2015, em um caça MIG 29, na base de Sokol, na Rússia, organizado pela empresa do astronauta Marcos Pontes, atualmente ministro da Ciência e Tecnologia.

Filha de imigrantes italianos, Dina dependeu de bolsas de estudos para poder estudar. Hoje, fala inglês, italiano e espanhol e cursou bacharelado em Estatística, na USP, e Ciências Atuariais, na PUC. Foi o desejo de sempre quebrar paradigmas e a fascinação por novas experiências que a fizeram embarcar em um caça MIG 29, em 2015, na base de Sokol, na Rússia, e se tornar a primeira mulher brasileira a chegar à estratosfera.

Na viagem à Rússia, pode fazer diversas manobras de combate, foi submetida a uma força equivalente a sete vezes o peso do seu corpo e fez um voo em gravidade zero. Para isso, se preparou durantes seis meses com uma médica especializada em esportes radicais, tomou vitaminas, passou por vários exames e fez academia. “Sou a primeira brasileira a fazer essa emocionante viagem. Levei a bandeira nacional comigo”, conta Dina Barile.

No mesmo ano, conquistou outro sonho: ser uma das pessoas escolhidas para carregar a Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Dina, que  também trabalhou com voluntária na Copa do Mundo de 2014, participou do concurso realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e teve o vídeo mais votado entre 50 mil voluntários para representar o Estado de São Paulo.

Após a aposentadoria após 30 anos trabalhando no banco Banespa, criou o portal Spot Life, inicialmente voltado para divulgar e ajudar ONGs e entidades assistenciais. “O site cresceu e agora é um portal de variedades, onde falo de Gastronomia, Turismo, Moda, Comportamento, Beleza, Celebridades, Entretenimento, Esportes e Lifestyle”, afirma a diretora de conteúdo e redação do portal.

Viagens

As viagens são a grande paixão de Dina Barile, que já esteve em 23 Estados do Brasil e 140 países, acumulando conhecimento através do contato direto com outras culturas. Viajava nas férias antes da aposentadoria e agora segue viajando muito e conhecendo lugares como Butão, Índia, Madagascar, Islândia, Namíbia, Etiópia, Tailândia, Antártica e Tunísia.

“Amo viajar e conhecer lugares bonitos e instigantes, mas principalmente conhecer pessoas e culturas. É o que mais me motiva”, conta. Um de seus aniversários, por exemplo, foi comemorado na Antártida e outro no Polo Ártico, onde foi presenteada com auroras boreais.

Apesar do vasto currículo de viagens, ela destaca seu amor pelo Brasil: “Adoro viajar e tenho paixão pelos países que conheci, mas digo que o Brasil é o país mais belo do mundo e o melhor lugar para se viver. Temos todos os atributos para ser o país mais visitado do planeta e transformar o turismo na nossa maior fonte de renda”.

Dina se sente como uma embaixadora voluntária do país: “Quero ser um agente transformador para que o Brasil atraia turistas e possamos trocar conhecimento, cultura e informações. Sou determinada em divulgar o País, incentivando todas as pessoas que conheço ao redor do mundo a vir conhecê-lo. Pode não ser muita coisa, mas adoro saber que faço a minha parte”, finaliza. (Imagens: Arquivo Pessoal/Flickr)

Esta reportagem foi originalmente publicada  no site https://www.novamaturidade.com.br/ no link: https://novamaturidade.com.br/2020/07/15/dina-barile-paixao-por-viagens-pelo-brasil-pelo-mundo-e-ate-a-estratosfera/

Para saber mais, siga Dina Barile nas redes sociais:

Eu tenho 5 redes sociais, as 3 primeiras do perfil profissional e as 2 últimas do perfil particular.

– no Facebook: www.facebook.com/portalspotlife

– no Instagram: @portalspotlife

– no twitter: @portalspotlife

– no Facebook: www.facebook.com/dinambarile

– no Instagram: @dinabarile

 

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*