Harmonização é a maior dúvida de amantes de vinhos

Projeto Personal Sommelier via WhatsApp, promovido pelo vinho Marques de Casa Concha, da Vinícola Concha y Toro, ensina consumidores a combinarem vinhos com qualquer prato

Cinco em cada dez pessoas que gostam de vinhos têm dúvidas sobre como harmonizar a bebida com o prato de sua preferência. Qual o melhor vinho para consumir com cordeiro? E com salmão grelhado? Quero fazer um jantar ao estilo “comida de boteco” e combinar vinho com bolinho de bacalhau, qual devo optar?

Essas e outras dúvidas norteiam a cabeça dos consumidores que participaram da ação Personal Sommelier promovida pelo vinho Marques de Casa Concha, da Vinícola Concha y Toro, maior vinícola chinela do mundo.

O projeto, que consiste em disponibilizar sommelier exclusivos para responder dúvidas dos consumidores sobre o universo dos vinhos, respondeu gratuitamente, via Whatsapp, as dúvidas de consumidores de todo país.

O levantamento apurou que 30% dos amantes de vinhos, que usam o app, têm dúvidas sobre informações técnicas como, por exemplo, quanto tempo o vinho branco pode ser armazenado na porta da geladeira; como é feito o vinho rose; e como armazenar o vinho para evitar que haja alteração em seu paladar.

Confira abaixo algumas dúvidas dos consumidores:

– Quanto tempo um vinho pode ficar armazenado na vertical sem que haja alteração em seu paladar?

O recomendado é que o vinho fique sempre na horizontal, mas caso ele fique na vertical, que seja no menor período possível.

– Como é feito o vinho rosê?

O vinho rosê é feito em um processo de vinificação de uvas tintas e brancas, ou apenas uvas tintas com um período menor de contato da casca com o mostro (miolo) da uva.

– Vinho branco pode ser armazenado na porta da geladeira?

Depois de aberto, o vinho branco deve ser mantido na geladeira por no máximo dois dias.

– Gostaria de entender melhor sobre vinhos varietais

Vinhos varietais são elaborados apenas com uma uva em seu processo, desde a colheita até a sua vinificação e engarrafamento.

– Qual vinho combina mais com atum grelhado e couve-flor gratinada?

Chardonnay, por seu um vinho mais untuoso, encorpado e com aromas florais.

– Quero fazer um jantar ao estilo “comida de boteco” e combinar vinho com bolinho de bacalhau, qual devo optar?

Como o bolinho de bacalhau é mais gorduroso e salgado, ele combina perfeitamente com a uva Chardonnay. Essa uva tem uma acidez mais acentuada, fazendo com que o sal e a gordura da comida fiquem mais amenos na boca. Indico o vinho Marques de Casa Concha Chardonnay

Para participar da ação, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da Concha y Toro até o dia 20 de dezembro.

Serviço Personal Sommelier

Números do WhatsApp Concha y Toro:

São Paulo: (11) 97403-8524

Curitiba: (41) 9146-1174

Florianópolis: (48) 9192-7567

Rio de Janeiro: (21) 99543-8383

Horários de atendimento:

Quarta a sábado: das 12h às 23h

Domingo: das 10h às 18h

Tempo da ação:

Até 20 de dezembro

Sobre a Concha y Toro

A história da vinícola Concha y Toro começou em 1883, a 27 km de Santiago, no Chile, por Don Melchor Concha y Toro e sua esposa Emiliana Subercaseaux. No local, o casal plantou videiras viníferas procedentes de Bordèux, na França, e construiu adegas de vinificação para guardar seus futuros vinhos. O negócio expandiu-se rapidamente e, em 1933, transformou-se em Concha y Toro S.A. já com negociações na Bolsa de Comércio de Santiago, exportando os primeiros vinhos chilenos para o mercado internacional. Hoje, a vinícola Concha y Toro é a maior do Chile e também líder de mercado de vinho importado brasileiro. A marca exporta atualmente para mais de 140 países, tornando-se referência mundial na indústria vitivinícola.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*