O que comer antes e depois dos treinos

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que praticam exercícios físicos é: o que comer antes e depois de treinar? Inclusive, as pesquisas na web sobre o que comer antes de treinar tiveram um aumento significativo no último ano. Em 2021, a procura no Google pela frase “O que comer antes do treino para emagrecer” teve um aumento de 70% no Brasil, em relação ao ano anterior. Já a frase “O que comer antes do treino para ganhar massa” aumentou 50%, “O que comer antes do treino de manhã” apresentou um aumento de 120% e  “O que comer depois do treino para ganhar massa” aumentou mais de 850%.

Os dados foram coletados pela YoPRO, marca de bebidas l ácteas com alto teor de proteínas da Danone, que analisou as buscas por termos de pesquisa através da ferramenta Google Trends.

Segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, antes dos treinos é recomendado consumir de 1 a 4 g de carboidratos por quilo de peso corporal.

Por exemplo, se uma pessoa pesa 80 kg, deve consumir de 80 g a 320 g de carboidratos antes de treinar.

“De modo geral, antes dos exercícios consumir fontes de carboidratos, como aveia, pão integral, torradas, frutas e vegetais ajuda a fornecer a energia que será utilizada durante os treinos. Já após a atividade, a ingestão de carboidratos ajuda a repor os estoques de energia utilizados”, explica Carolina Tavares, Nutricionista da área de Ciência e Nutrição da Danone. Incluir exercícios na rotina matinal pode ser uma solução para quem possui o dia-a-dia muito agitado. Regiões mais movimentadas, como São Paulo, possuem uma maior comunidade de adeptos aos treinos matinais, local que também apresenta maior popularidade nas pesquisas pelo termo “O que comer antes do treino de manhã”.

Quem treina logo no começo do dia, precisa de opções práticas e também nutritivas para ter energia para o treino. Algumas marcas e categorias de produtos voltados para praticantes de atividades físicas já apostam em formatos que atendem essa necessidade.

“Sabemos que nosso consumidor busca por opções de produtos que consigam acompanhar sua rotina, ou seja, que sejam práticos na hora do consumo. Isso se comprova ao vermos que hoje o maior volume do mercado de iogurtes com alto teor de proteínas está no formato de iogurte líquido.” – Adriano Ciavdar Chrispiniano, Gerente de Marketing de YoPRO

Os iogurtes e smoothies proteicos são uma ótima opção para quem procura por praticidade, mas não abre mão de uma dieta rica em proteínas, nutrientes que ajudam na recuperação muscular.

“Por atender uma necessidade dos nossos consumidores, lançamos a linha Pouch de iogurtes proteicos, que possui textura cremosa e tem uma embalagem de material flexível. É uma opção prática e gostosa para quem treina e tem a rotina agitada. Além da praticidade da embalagem, o novo formato tem a opção no sabor açaí e banana, que é super popular entre os apaixonados por esportes”. Adriano Ciavdar Chrispiniano, Gerente de Marketing de YoPRO

De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, é recomendado consumir de 1,1 a 1,6 g de proteínas por quilo de peso corporal por dia. Ou seja, se uma pessoa pesa 80 kg precisa ingerir de 88 a 128 g de proteínas durante todo o dia.

Os iogurtes proteicos de YoPRO podem ser encontrados em formatos de 15g, 17g, ou 25g de proteínas por embalagem. Há também a versão 1L da bebida láctea de chocolate, que contém 15g de proteínas por 250ml, uma opção saborosa e prática para quem consome grandes quantidades do produto.

Iogurtes, smoothies e shakes proteicos são uma forma rápida e fácil de consumir proteínas, antes ou depois de treinar.

Outra dica importante é manter o corpo sempre bem hidratado. Isso porque durante os treinos ocorre a geração de calor pelo corpo, que para se resfriar, transpira. As taxas de suor podem variar de 0,3 a 2,4 litros/hora dependendo do exercício e para manter a hidratação corporal é recomendada a ingestão de 0,4 a 0,8 litros de água por hora, complementa Carolina Tavares, Nutricionista da área de Ciência e Nutrição da Danone

Metodologia: Pesquisa realizada na ferramenta Google Trends para frases selecionadas sobre o tema “o que comer antes e depois dos treinos”. Pesquisa na web segmentada para o Brasil, todas as categorias, no período de 2021.

Referências: http://www.sban.org.br/index.aspx

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*