ESPECIAL VERÃO: BAR PIRAJÁ ABRE ALAS PARA A ESTAÇÃO MAIS ANIMADA DO ANO E ANUNCIA “SAMBA DE VERÃO” COM CASUARINA
Grupo carioca fará quatro apresentações únicas de dezembro a março
Com mais de 25 anos de história, o Bar Pirajá tornou-se conhecido por exaltar a cultura boêmia e, principalmente, por colocar no calendário da cidade eventos que já viraram tradição como o Samba do Trabalhador, com o Moacyr Luz, que ganhou o posto de representante da cultura carioca no Pirajá desde 1997, seguido do Samba da Última Sexta com Gabriel da Muda, músico e intérprete que reúne mensalmente uma roda com grandes convidados do universo do samba.
Laje repaginada onde acontece o samba (Foto/Divulgação: Pirajá)
O último encontro do Samba da Última Sexta do ano aconteceu no dia 29 de novembro, encerrando a temporada de 2024. Mas é claro que os sócios-fundadores, que sempre abriram os braços e o salão para a arte que vem do Rio, já tinham o novo projeto pronto para ser anunciado.
Com quatro apresentações de gala, no aconchego da Laje do Pirajá, na Faria Lima, o “Samba de Verão” promete, assim como os projetos anteriores, marcar história na cidade e, principalmente, agitar as noites dos fiéis clientes que são capazes de esgotar todo e qualquer evento anunciado pelo bar em minutos. O Samba no Pirajá não é só foto na parede, brincadeira de improviso, atração, não é só diversão. Samba para o Pirajá é missão.
Com o clima descontraído, regado a muito samba, o bar é quase a segunda casa da clientela assídua, que não abre mão de reunir amigos e famílias em torno da boa e conhecida baixa gastronomia, termo difundido pela casa. O bar, que ganhou a honraria de Patrimônio Cultural Carioca — o único estabelecimento paulista a receber esse prêmio, entregue pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tem estremecido a agenda da cidade com as melhores rodas de samba.
A estreia está marcada para o dia 13 de dezembro, a partir das 19h, mas como tudo o que é bom dura pouco, o Samba de Verão contará com edições limitadíssimas. Então, já anota na agenda: nos dias 24 de janeiro, 21 de fevereiro e 21 de março de 2025 a casa promoverá mais um encontro com o melhor do samba carioca. Os ingressos (R$ 70) serão vendidos antecipadamente via Eventbrite: https://abrir.link/YMElV
Para petiscar e bebericar, as porções mais pedidas do boteco compõem o menu. De pastel a torresmo entre outras delícias do bar, passando pelas caipirinhas e, claro, o chope estupidamente gelado são os itens que prometem ser os mais disputados para embalar as noites.
[+] Sobre Casuarina
Formado por Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Fernando (bandolim) e Rafael Freire (cavaquinho), o Casuarina começou lá, em 2001, quando os artistas, no auge dos seus 20 e poucos anos, se reuniram no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, para tocar juntos. A rua Casuarina, onde ficava a casa em que eles ensaiavam, acabou dando nome ao grupo que, hoje, leva o samba carioca para todo o Brasil e para várias partes do mundo. São dez CDs, três DVDs e diversas parcerias com grandes vozes como Alcione, Arlindo Cruz, Baby do Brasil, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Elza Soares entre outros nomes de peso da música brasileira.
Ganharam diversos prêmios, sendo o mais recente em 2017 o troféu de “Melhor Grupo de Samba” no 28º Prêmio da Música Brasileira. Em 2018, o grupo lançou o álbum “+100” complementando a proposta do show CentenáRIO Samba, no qual o grupo relembrava 100 anos de samba. Em 2020 foi lançado nas plataformas de streamings “Casuarina 18 Anos Ao Vivo”. E o mais recente trabalho foi a homenagem, ainda em vida, ao grande brasileiro chamado Rolando Boldrin, “O Samba Está Na Moda”.
[+] Sobre o Pirajá:
Se o assunto é chope, o bar Pirajá, conhecido como a “esquina carioca” em São Paulo, é especialista. No bar, todos os detalhes transportam o cliente para a descontração do Rio de Janeiro: desde o piso da calçada, que faz referência ao calçadão de Copacabana, até a decoração, com fotos e objetos típicos da cidade.
O cardápio completa a experiência do visitante com clássicos da “baixa gastronomia”, como croquetes, pastéis e caipirinha. Além de elencar as deliciosas comidinhas de boteco, traz uma irretocável feijoada, prato que é um verdadeiro maná: em porção individual (R$ 79), a receita da Tia Surica da Portela, integrante da velha-guarda da escola, é servida (com o aval da matriarca) às quartas-feiras e aos sábados. Esse é um prato perfeito para celebrar a data com a família e os amigos.
[+] PIRAJÁ FARIA LIMA:
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 64 – Pinheiros
WhatsApp: (11) 94364-3170
Horário: Segunda, das 12h às 23h. Terça e quarta, das 12h às 00h. Quinta, das 12h à 01h. Sexta e Sábado, das 12h às 02h. Domingo, das 12h às 19h
Cartões de crédito e débito: Todos