Reportagens e Fotos de DINA BARILE

Reportagens e Fotos de DINA BARILE

3antartida1elephantisland07022010direduz

FOTOS DE VIAGENS REALIZADAS E VIVENCIADAS POR DINA BARILE:

ANTÁRTIDA OU ANTÁRCTICA – pisando no solo: Desta vez, finalmente, pisei na Antártida e aprendi muito sobre a vida marinha. Vimos vários pinguins Gentoos e muitos Barbitos ou Antártidos e apenas um da espécie Adelie. Foi muito engraçado ver como os pinguins são malandros. Os ninhos deles são de pedra e todos eles acham muito mais fácil roubar as pedras do vizinho do que ir buscá-las um pouco mais longe. Por isto, estão sempre brigando. Essa atitude muda radicalmente quando se aproxima um predador pelos ares: nessa hora todos se unem para espantá-los com muitos gritos, e esticando o pesçoço para intimidá-los. Os pinguins nunca abandonam seus ovos. Qdo um dos pais se afasta para se alimentar, o outro imediatamente assume o lugar. Uma coisa triste foi qdo fomos observar os Pinguins Reis em Punta Arenas. O pai foi se alimentar e não voltou mais. A mãe, não aguentando mais de fome, abandonou o ovo. Uma história muito rara. Essa colônia de Pinguins Rei que visitamos em Punta Arenas é uma das 3 existentes no Polo Sul. As outras duas estão nas Ilhas Malvinas e na Ilha Geórgia do Sul.

Antártica – cruzeiro cênicoViagem cênica à Antartida ou Antártica, a bordo do Star Princess, passando pelas Ilhas Malvinas ou Falkland, Elephant Island, Admiralty Bay,   Artowski Research Station, Neumayer Channel, Deception Island, Cape Horn, Ushuaia, Punta Arenas, Montevideu e muitos, muitos pinguins e baleias.

ÁRTICO (com baleias, ursos e morsas) Svalbard e OsloEu fui ao Ártico, saindo de Oslo, de avião até Svalbard. Depois de passar uma noite em Svalbard, embarquei no Barco Ocean Nova (o mesmo que fui para a Antártida, com o mesmo capitão e navegamos por 09 dias em busca de ursos, filhotes de urso, Walrus (morsas), pássaros, baleias: belugas, franca e mink. O capitão era muito legal: qdo avistávamos algum animal, ele enfiava o barco no gelo, ia quebrando gelo, quebrando até chegar mais próximo ao nosso objeto de desejo. Foi FANTÁSTICO. Oslo está muito diferente, com uma miscigenação que eu julgava impossível 20 anos atrás qdo estive lá pela primeira vez.

BIELORRÚSSIA:  A Bielorrússia é um país localizado na Europa Oriental, sem acesso ao mar, porém com 11 000 lagos. Faz fronteira com a Rússia a leste, com a Ucrânia ao sul, com a Polônia a oeste e com a Lituânia e a Letônia a norte. Sua capital é a cidade de Minsk.

Um terço do país é coberto por florestas. O filho ilustre de Vitebsk, cidade da Bielorrússia foi Marc Chagall, embora tenha morrido em Saint-Paul de Vence.

BULGÁRIA: A Bulgária, com seus campos de girassóis em flor, dava um aspecto especial à paisagem verde de um país que possui museus bens montados para contar a história de uma gente que adora banhar-se em praias no Mar Negro.

Butão, India do Sul e Sri Lanka : Nesta viagem visitei o Sul da Índia, o Sri Lanka e o Butão ou Bhutan. A parte mais difícil – embora, emocionante e cheia de significados – foi a subida ao Monastério do Ninho do Tigre, com 3 horas de caminhada, subindo e depois mais 1.200 (há controvérsias) degraus entre subidas e descidas (passou na Globo recentemente e a Glória Maria amarelou depois das 3 hs de caminhada). Não fez a escadaria, dizendo que era proibido fotografar daquele pto em diante). Para mim, foi extenuante, achei que nem ia conseguir voltar. Mas graças ao apoio dos meus amigos, Milo e Elias e do guia que me deu uma mão, literalmente, me empurrando, pelas costas, várias vezes, consegui voltar. Os 1.200 degraus foram mais terríveis na volta, devido ao cansaço e à falta de oxigênio, mas a descida, para mim, foi bem mais tranqüila, embora o joelho de muita gente tenha reclamado. Enfim, mais um sonho realizado.

Costa das Baleias:A Costa das Baleias está situada no litoral extremo sul do Estado da Bahia e compreende os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. E pertinho está o arquipélago de Abrolhos, onde as baleias Jubarte acasalam e procriam.

Croácia e Bósnia: A Croácia nos apresentou belíssimas paisagens marinhas, um parque de lagos coloridos e uma avalanche de turistas procurando nas cidades medievais fortificadas um espaço para aproveitar o mar, o sol e a deliciosa culinária.

Cruzeiro até o Fim do Mundo: O cruzeiro até a Terra do Fogo passa por Montevidéu, Buenos Aires, Puerto Montt, Cabo Horn, Ushuaia, Punta Arenas, Estreito de Magalhães, Fiordes Chilenos, Puerto Montt, Valparaíso e Viña del Mar.

Cruzeiros Royal CaribbeanCUBA De 07 a 16/05/2011 ocorreu a 8a. semana dos Solteiros no Hotel Bella Costa em Varadero, CUBA. Mas os participantes eram solteiros, casados, separados, ou seja, quem estivesse a fim de se divertir com brincadeiras saudáveis, competições na praia e na piscina, concursos de Biquini, Bronzeado, Roupa de Dormir, Toga etc e Maravilhosas Lagostas, mergulhos no meio de peixes muito coloridos e diferentes. Enfim, quero reunir uma turma de solteiros ou casais para nos divertirmos muito no próximo ano. As paquitas da Hebe, que formaram um grupo muito animado, vai recrutar muitas outras e repetir a dose de animação.

   ESLOVÊNIAA Eslovênia com paisagens verdes, palácios em rococó e casinhas brancas, parecendo um quadro de conto de fadas.

A Eslovênia nos convida a passar uma experiência de glamour especial.

ESPORTESBalonismo, paraquedismo, esqui sub-aquatico, Rally

Foz do Iguassu:  Na volta do Rally Dakar, em 2011, visitei Foz do Iguassu, tanto do lado brasileiro, quando do lado Argentino, com a Garganta do Diabo.

Holbox, Cancun no México:Os Tubarões Baleia aparecem na Ilha Holbox, no México, apenas de maio a agosto. Holbox é uma ilha a 300 km de Cancun e os Tubarões vão para lá para se alimentar dos planctons. Se os planctons estão na superfície, os Tubarões ficam na superfície. Se estão no fundo, eles ficam no fundo. Eu vi 4 Tubarões Baleia, tirei fotos, mas não são digitais. Visitamos Chichen Iza, Xcaret, Isla Mujeres, Playa del Carmen:

Indochina, Conchinchina, TailândiaA CONCHINCHINA existiu de fato e fica lá, ao sul do Vietnã que compõe agora a Indochina.Além do Vietnã visitamos o Laos, o Camboja, Myammar e a Malásia.
Comentário: A Tailândia é incrível: veja aqui fotos de Ko Samui, Phi Phi (do filme “A Praia”), Baía Phang Nga (do filme do James Bond), Puket (vejam que curioso o carnaval deles), paradisíacas, Tribo das Mulheres Girafa, fotos do Palácio Real em Bangcoc.

ISLÂNDIAEste é um país indescritível. É um dos poucos do mundo que ainda conserva sua identidade. As paisagens mudam a cada minuto. Os cavalos são diferente de qualquer outro lugar: baixinhos, fortes e com pelo muito longo. As ovelhas são redondas. Há geisers, cachoeiras, rios, vulcões, montanhas, tundras etc etc Eu pude arriscar: entrei na câmara magmática do único vulcão do mundo onde foi possível fazer isso. A máxima que define o clima na Islândia é: “Não está gostando do clima aqui na Islândia? Então espere 5 minutos.”

MARROCOS : Visitamos: Fez, Meknes, Casablanca, Rabat e Marrakesh.

MIAMI, Las Vegas e Cruzeiro pelo Caribe Visitei Miami, Caribe: Aruba, Bonaire, Grenada, Dominica, St Thomas, St John, Princess Cay, sendo que em Dominica fiz o mergulho champagne, com as águas quentes vulcânicas. Em Las Vegas assisti a The Beatle – Love; Elvis; The Blue Man Grup; “O” e La Rêve. Também fui ao Grand Cannyon e ao Stratosphere, brincando com o Insanity, X-Scream, Big Shot.

Mundo Árabe e Persa: Líbano, Jordânia, Síria, Irâ e Dubai : Um passeio pelo Líbano (Beirute, Beiteddine, Deir El Kamar, Região dos Cedros, Tripoli, Byblos, Tiro, Sidon, Vale de Beqa, Templos Romanos de Baalbeck, Zahleh, Adega Ksara, Anjar, Ommayad), Jordânia (Ruínas de Jerash, Amman, Madaba, Monte Nebo, Mar Morto, Petra e Wadi Rum), Síria (Damasco, Maaloula, Homs, Aleppo, Palmyra, Anfiteatro Romano De Bosra), Irã (Teerã, Shiraz, Isfahan), Dubai E Abu-Dhabi. Muita cultura, muita história e paisagens indescritíveis.

NATAL LUZ – Gramado, Urubici e Serra do Rio do RastroVisitamos o Natal Luz em Gramado, com objetivo de chegar a Urubici, passando por São Francisco de Paula. percorrendo um trecho da Rota do Sol, Vacaria e Lages. Em Urubici, visitamos o Morro da Igreja, a Pedra Furada, Cachoeiras do Véu da Noiva e do Avencal. Depois fomos para Bom Jardim da Serra, onde fotografamos a Serra do Rio do Rastro à noite, toda iluminada. No dia seguinte, descemos a Serra até Capão da Canoa.

ORLANDO 2007Peru, Colômbia, Bolívia e Chile (Atacama, com deserto florido)

PAÍSES BÁLTICOS: ESTÔNIA, LETÔNIA E LITUÂNIA,Percorremos os Países Bálticos, visitando na Estônia: a capital,Tallin, Kuressaare e Parnu; na Letônia: Sigulda, Riga (a capital), Rundale, Bauska, Mezotne e, por fim, a Lituânia, visitando: Vilnius (capital) e o castelo de Trakai.
Panamá, República Dominicana e CaribePanamá, República Dominicana e alguns lugares do Caribe: Barbados, Guadalupe, Martinica, Sta Lucia, St Kitts.

Rock In Rio 2011EU FUI!!! Assisti a todos os shows internacionais. Fiquei no PIT de várias bandas: RED HOT CHILLI PEPPERS, RIHANA, METALLICA, JOSS STONE, JAMIROQUAI, LENNY KRAVITZ, SHAKIRA, ERASMO CARLOS E ARNALDO ANTUNES, MANÁ, MAROON 5, COLDPLAY, EVANESCENCE. ADOREI E ESPERO IR A TODOS OS OUTROS ROCK IN RIO.

Rally Dakar 2011 O Rally Dakar 2011 teve 9.605 quilômetros de percurso no total, 5.007 deles de trechos cronometrados (especiais). O evento incluiu carros, motos, quadriciclos e caminhões e seu roteiro passou pela Argentina e Chile. O Rally Dakar é conhecido pelo seu alto grau de dificuldade. Dos 407 veículos (170 motos, 30 quadriciclos, 140 carros e 67 caminhões) que largaram em 1º de janeiro em Buenos Aires, apenas 204, sendo 94 motos, 14 quadriciclos, 55 carros e 41 caminhões, retornaram à capital argentina.

Rally dos Sertões 2011: O Rally dos Sertões, com 4026km de prova entre Goiânia-GO e Fortaleza-CE, teve a largada no dia 10/08 e chegada 19/8, passando pelas cidades: Pirenópolis (GO); Porangatu (GO); Gurupi (TO); Porto Nacional (TO); Lizarda (TO); Balsas (MA); Barra do Corda (MA); Teresina (PI); Sobral (CE); Fortaleza (CE)

ROMÊNIA:A Romênia caminha em passo lento construindo igrejas e monastérios na esperança que a fé salve o país da corrupção e dos maus tratos dos politicos que delapidam seus patrimônios históricos sem se darem conta do valor que possuem para o povo romênio e para o mundo.

TRANSIBERIANA: Nessa viagem, estivemos na Rússia, Siberia, Mongolia, China.

Tomamos o trem que percorre a ferrovia Transiberiana, desde a Rússia até a Sibéria.

TUNÍSIATunis, com o museu do Bardo, Cartago, Djerba, Sidi Bou Said, Chebika, Tamerza, Gafsa, Kairouan, Povoado Toujane, Chott El Jerid, Matmata, Oung Jemal – onde foi filmado Star Wars, Nefta, Oasis Palmal, ElJem onde fica o Coliseo Romano. Ainda tem algumas fotos de um jantar típico da Tunisia, feito no fogo, dentro de um buraco

TURQUIA: Turquia se perde entre a tradição do oriente de suas raízes históricas e a sua vontade de ocidentalização. Não só quente na temperatura de seus 40ºC batendo nos mármores de Afrodíases, como também nas paisagens da Capadócia, com o passeio de balão mais bonito do mundo. Já não oferecem a hospitalidade de antes. São milhares de turistas a explorarem seus atrativos que o povo tão amável não tem mais tempo de compartilhar uma xícara de chá conosco. Vale apenas para quem melhor barganhar.

UCRÂNIA: A Ucrânia é um país da Europa Oriental que só ganhou sua independência após o colapso da União Soviética em 1991. É o segundo maior país da Europa, e sua paisagem é formada principalmente por planícies férteis ou estepes e planaltos. A língua ucraniana é o único idioma oficial da Ucrânia, mas como o russo é amplamente falado, a maioria da população é bilíngüe. A maior parte da infraestrutura da Ucrânia é do tempo da União Soviética. Ela é subdividida em 24 províncias e em uma república autônoma, a Crimeia. Todas as cidades da Ucrânia encantam pela beleza, pela luta e por sua história.

UK-Inglaterra-Grã-Bretanha, North Walles – País de Gales, South WestPassei alguns dias na Inglaterra, visitando cidades mais conhecidas como Manchester, Liverpool, York e Chester e um lado mais lúdico da Grã-Bretanha, que foi o País de Gales e a Cornualha.
O País de Gales, especificamente, o North Wales foi uma gratíssima surpresa. Os castelos, os rebanhos de ovelhas, a natureza em si, com cascatas, pontes, foram um espetáculo à parte
Visitei alguns pontos da Inglaterra que ainda nao sao muito explorados. Fui a Regiao Oeste do Sul e para o norte do Pais de Gales. Passei por STONENHEGE e por Cornwall: Lyzard Peninsola, Lands End, St Michaels Mount, Merry Maidens, Stonenhege, Penzance, Kynance Cove, St Ives, Porthcurno Cove, Then Minack Theatre.

VENEZUELA: SaltoAngel, Los Roques e CanaimãFotos do trekking para ver o Salto Angel de frente. Tudo começou em Canaimã. E, como ninguém é de ferro, depois houve um merecido e recompesador descanso no arquipélago de Los Roques.

Canadá e Alasca:

Nordeste do Brasil : Jericoacoara, Fernando de Noronha, Lençois Maranhenses e Delta do Parnaíba

ARGENTINA: Bariloche e Salta

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*