Os pratos criados pelos chefs Carol Albuquerque e Willem Vandeven valorizam os ingredientes da sazonalidade em um menu criativo e convidativo
Inaugurado em 2011 pelo restauranter Marcelo Fernandes, o Clos completa cinco anos, sendo um deles com os chefs Carol Albuquerque e Willem Vandeven no comando da sua cozinha.
O casal trouxe para o segundo menu que lançam no restaurante, uma identidade impressa com a pesquisa minuciosa de ingredientes e sua sazonalidade, além do respeito à natureza.
O cuidado na elaboração de cada receita e a aproximação com cada produtor se traduz em pratos sutis, com uma apresentação impecável e sabor inigualável.
A imersão gastronômica já começa no couvert, servido com pão artesanal com trigo sarraceno (na foto ao lado, à direita), receita dos chefs em parceria com Pedro Calvo, responsável pela produção do “Attiminino”, padaria do Grupo MF (Attimo, Clos, Kinoshita, Mercearia do Francês e Tradi). Acompanha também uma manteiga artesanal do Clos e pequenas preparações dos chefs.
Com o “Menu Autoral” é possível explorar a essência da cozinha do jovem, em uma degustação de oito tempos, composta de couvert, quatro entradas, dois pratos principais e duas sobremesas.
Outra opção para quem deseja provar um menu degustação é o “Seleção”, feito em quatro tempos com os pratos mais pedidos do cardápio – couvert, duas entradas, um prato principal e uma sobremesa.
As entradas, intituladas de “Pra Começar” contam com pratos como Peixe Marinado (na foto abaixo à direita), que valoriza a diversidade dos rabanetes, acompanhado de um consommé de lagostim perfumado com jambu e alga kombu.
Outra sugestão que encantam pela apresentação e sabor é a Cenoura púrpura, amarela, branca e parisiense, uma mescla de texturas e modos de preparo, que acompanha uma farofa de castanha, lassi com cardamomo, um toque de damasco, laranja e tagette.
Na próxima etapa “Pra Continuar”, destaque para Costela Black Angus braseada e laqueada, acompanhada de folhas picantes, cebola caramelizada e purê de batata com alho confit; Magret de pato, berinjela laqueada com tucupi, um toque de laranja, quinoa e paksoi e por fim Leitão confitado (na foto abaixo, à esquerda), nabo glaceado com redução de cebolas caramelizadas, purê de batata com azedinhas , mostarda dijon e farofa de cebola.
As sobremesas leves e delicadas são um capítulo a parte: Creme de café Nespresso e cachaça, sorvete com fava de baunilha (na última foto abaixo, à direita), biscuit de castanha do Pará e crocante de açúcar mascavo; Peras pochê com baunilha e laranja, creme de caramelo, crumble e sorvete de amendoim.
O Clos conta ainda com opções saudáveis para crianças até 12 anos, o Menu Kids.
Para fechar com chave de ouro, o petit four servido com o café expresso é um mini pão de mel, feito artesanalmente com cobertura de chocolate Callebaut e especiarias, como cardamomo, cumaru, anos, cravo, canela, etc.
Sobre os chefs:
A história gastronômica do casal começou em 2008, quando se conheceram no hotel restaurante do chef Michel Bras, em Laguiole, na França. Willem era “chef de partie” do posto de legumes e Carol estagiária.
O casal, que acumula experiência em restaurantes estrelados, moraram na Bélgica de 2010 a 2014, onde Willem desenvolveu seu trabalho como chef de cozinha tendo Carol ao seu lado.
Os chefs completam um ano no restaurante Clos, com o lançamento do segundo menu, que já possui o reconhecimento da crítica especializada.