Produzida pela cia. Pia Fraus, a peça é baseada no livro de Lina Rosa, fala sobre animais e preservação do meio ambiente
Teatro Portátil – Espetáculo Bichos Vermelhos – Fotos de Pedro Andreetta
A poética história do espetáculo “Bichos Vermelhos” vem chamando atenção por onde passa, atuando com um tema muito emergente à sociedade: o risco de extinção de animais. A cor vermelha dos bichos é na realidade para lembrar da grande ameaça a qual o planeta enfrenta nos dias atuais.
Segundo dados de 2018 da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), das 93.577 espécies registradas pela lista vermelha, 26.197 sofrem ameaça de serem extintas e 872 já foram totalmente extintas no mundo.
A boa notícia é que a companhia Pia Fraus vem trazendo uma mensagem com humor e graciosidade para que as crianças possam entender desde pequenas o quanto é importante construir uma realidade mais amigável e harmônica com a natureza. O grupo de teatro de bonecos, leva o Teatro Portátil em São Paulo-SP, com o espetáculo “Bichos Vermelhos”, dia 18 de setembro de 2018, na Biblioteca Érico Veríssimo, localizada na Rua Diógenes Dourado, 101, Taipas, São Paulo-SP, com sessões às 9h30, 10h30, 14h e às 15h.
Inspirado no livro homônimo de Lina Rosa, a peça “Bichos Vermelhos” é dirigida por Adriana Telg e será apresentado, dentro do “Teatro Portátil” uma incrível estrutura inflável, que chega a cada dia em um lugar diferente. O teatro itinerante cheio de “vida”, causando impacto por ser bem colorido, convida ao público de diversas cidades do interior de São Paulo, encantando a todos. “A arte aproxima. O que parecia lá longe, de um jeito lúdico e dramático, cai no colo da criança sentada na poltrona do teatro. Experiência viva. Emoção orgânica. Quando essa conexão acontece, a memória grava o conteúdo por toda a vida”, afirma Lina Rosa.
O Tamanduá Bandeira, Codorna Buraqueira, Macaco Prego Galego são alguns dos animais que ganharam versões em forma de bonecos da cia Pia Fraus, construídos por Dino Sato. Serão três atores e mais de 20 bonecos apresentados durante o espetáculo, com muita diversão e brincadeiras, posicionados para a difusão emergente do tema às crianças.
A causa principal dos animais ameaçados em desaparecer do planeta é a destruição da natureza. Caso a sociedade não abra os olhos, é possível realmente que esses seres sumam do mapa. “Consideramos fundamental, incutir a atenção, o respeito e o amor em relação aos animais nas novas gerações!” relata Beto Andreetta, diretor da Pia Fraus.
O Teatro Portátil segue para as próximas cidades. Ao todo passará por sete cidades do estado de São Paulo, com apresentações até o final do mês de novembro de 2018. O projeto é financiado pelo ProAC – ICMS (Programa de Ação Cultural), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Para acompanhar notícias e informações acesse a página oficial do Teatro Portátil no Facebook por meio do link https://www.facebook.com/Teatro-Port%C3%A1til-955433384584741/?fref=ts .
Serviço:
Teatro Portátil da Pia Fraus em São Paulo-SP
Espetáculo: Bichos Vermelhos
Local: Biblioteca Érico Veríssimo
Endereço: Rua: Diógenes Dourado, 101 – Taipas, São Paulo – SP
Data: 18 de setembro de 2018 (terça-feira)
Horários: 9h30, 10h30, 14h e às 15h
Capacidade: 100 lugares por sessão
(Distribuição de senhas meia hora antes de cada sessão, sujeito a lotação)
Ficha Técnica:
Coordenação Geral: Beto Andreetta
Autoria: Inspirado no livro BICHOS VERMEHOS, de Lina Rosa
Direção: Adriana Telg
Assistente de direção: Maira Cardoso
Figurino: Dani Garcia
Iluminação: Beto Andreetta
Trilha sonora: Adriana Telg
Criação dos bonecos: Dino Soto
Resolução do mecanismo dos bonecos: Juciê Batista
Atores: Luara Bolandini, Thiago Thalles e Maira Cardoso
Coordenador de Produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Juliana Christão
Administração: Jackson Iris
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Fotografia: Pedro Andreetta