Assista a “O MATEMÁTICO”, segundo filme de Thorsten Klein

Eu confesso que fiquei interessada no filme, porque minha primeira formação foi Bacharelado em Estatística e eu esperava assistir a um filme leve, com enfoque em Ciências Exatas, longe de emoções mais complexas e extenuantes.

E é assim que começa o filme O Matemático, baseado no livro autobiográfico Adventures of a Mathematician de Stanislaw Ulam, com algumas piadas e um passeio de Stan Ulam (Philippe Tlokinski), – um talentoso matemático judeu polonês que imigrou da Polônia para os Estados Unidos durante a década de 1930 – e seu amigo, o gênio húngaro Johnny von Neumann (Fabian Kociecki), em uma trilha em Los Alamos, no Novo México.

Mas, com o passar do tempo, ao longo de 5 anos, e até a última cena, emoções vão aflorando, ao mesmo tempo em que assuntos mais tensos vão sendo abordados, tais como as bombas nucleares jogadas sobre Nagasaki e Hiroshima, pelos Estados Unidos, bem como a perda da bolsa de estudos de Stan, na Universidade de Harvard e as perdas de familiares e amigos.

Quando Stan perde sua bolsa de estudos em Harvard, Johnny lhe oferece um emprego no Novo México, para onde Stan se muda, com Françoise (Esther Garrel).

Cercado por jovens cientistas imigrantes excêntricos e carismáticos, Stan começa a trabalhar em um projeto ultrassecreto que ficou conhecido como Manhattan Project, na base de Los Alamos.

Para trabalhar nesse projeto, Stan deixa seu irmão mais novo Adam, que acaba tendo que encarar sozinho a morte da irmã que ficou na Polônia, e não teve a oportunidade de viajar aos Estados Unidos.

Stan e Johnny criam o primeiro computador da história que dá origem a Era Digital.  O filme não julga os cientistas, mas é nítido o peso que a responsabilidade de criar a bomba H, colocou sobre os ombros de todos os jovens cientistas e a amargura que trouxe para a vida de Stan.


Ficha técnica:

O Matemático (Adventures of a Mathematician) – Polônia, Alemanha e Reino Unido, 2020

Direção: Thorsten Klein

Roteiro: Thorsten Klein

Elenco: Philippe Tlokinski, Esther Garrel, Sam Keeley, Joel Basman, Fabian Kociecki, Ryan Gage, Sabin Tambrea, Mateusz Wieclawek, James Sobol Kelly, Alberto Ruano

Duração: 102 minutos.

Distribuição: A2 Filmes.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*