Conheci 150 países e fui a primeira mulher brasileira a ir para a Estratosfera

Por Juliana Picanço, Redação Marie Claire — São Paulo

Dina Barile em seu passeio à Estratosfera — Foto: Acervo pessoal

O meu interesse pelo espaço começou quando o homem foi à Lua pela primeira vez, em 69. Eu tinha 13 anos e achei aquilo fantástico. Eu não tinha nem televisão, assisti da TV dos vizinhos. E desde então, fiquei com aquilo no meu imaginário: será que um dia eu consigo ir para lá?

Eu conversei com o sócio e disse que adoraria ir para o espaço e também fazer uma aventura em gravidade zero, e ele me ofereceu a viagem para a Estratosfera, de onde eu poderia ver a curvatura da Terra e um voo de gravidade zero, por um preço mais acessível. Então concordei.

Na época, em 2015, eu namorava um inglês e nós tínhamos marcado uma viagem para Madagascar, até que a empresa que faria a minha viagem para o espaço me ligou e disse que conseguiu marcar para a mesma data. Fiquei super angustiada, sem saber o que fazer. Até que assisti a um dos filmes do 007, em que o protagonista era submetido a um teste de Força G pelo inimigo e entendi que era um sinal de que eu deveria ir para a aventura. Qualquer um entenderia o oposto, mas eu sempre pego o sinal que eu quero. Eu nunca deixei de fazer nada por namorado. Então, eu fui para Madagascar, fiquei uns cinco dias, fui para Paris e de lá para Rússia, que era o lugar ideal para realizar as duas aventuras.

Para chegar à estratosfera, eu embarquei em um caça MIG 29, na base de Sokol. Estava chovendo e nevando. Disseram que o inverno é a época ideal para essas viagens, porque a atmosfera fica mais límpida, mas o tempo estava horroroso. Mas assim que nós saímos da Terra, ficou só o Sol, livre da chuva, da neve, e foi lindo. Chegamos a quase 17 mil metros de altitude. Dava para ver a curvatura da Terra com oxigênio. Foi impressionante ver o contraste do espaço completamente escuro à minha direita e as cores do nosso planeta à esquerda. Não imaginava que era assim.

Dina Barile foi a primeira mulher brasileira a ir para a Estratosfera — Foto: Acervo pessoal

Na volta, aproveitei para contratar um pacote de manobras radicais e voltei com bastante adrenalina para a Terra. Eu passei por um acompanhamento médico e, por ter pressão alta, recebi um relatório dizendo que eu podia só ir até a força 4G, mas como eu sou ousada, deixei o piloto fazer manobras até 7G, que é o máximo. Depois, obviamente, passei mal. O passeio dura aproximadamente 1 hora e 40 minutos e o avião chega a voar 1.870 km por hora.

Foram seis meses de preparação para ir ao espaço. Eu não tinha preparo físico nenhum, detesto academia. Passei por vários exames ortomoleculares, vi as vitaminas que estavam faltando e fui orientada a fazer academia para ter um condicionamento melhor. Mesmo assim, na viagem eu estava com a pressão alta e quase não consegui ir. Tive que me acalmar, respirar fundo, para abaixar e dar certo.

Dina Barile em preparação para sua viagem à Estratosfera — Foto: Acervo pessoal

Eu sabia que eu era a primeira mulher brasileira a ir para a Estratosfera, mas não achei que eu fosse ser a única até hoje. Eu sempre lutei para me destacar nas coisas, principalmente porque meus pais eram rígidos e nunca foram de me elogiar muito, mesmo quando eu me esforçava. Então, achei muito bacana ter ganhado um troféu do Rank Brasil, que pesquisou minuciosamente e realmente atestou que eu realmente fui a primeira. Sou aquariana, então tem tudo a ver comigo.

Dina Barile é a primeira mulher brasileira a ir para a Estratosfera — Foto: Acervo pessoal

Eu adoro viajar. Além da Estratosfera, já conheci 150 países. Gosto muito de ver vulcões e desertos, principalmente. Meus países favoritos foram a Islândia, a Namíbia, Madagascar… Eu também gosto muito de viajar sozinha, porque eu sou muito de querer agradar, então, quando eu viajo com alguém, eu fico querendo agradar a pessoa e não faço as coisas que tenho vontade. Mas também já passei por vários perrengues. Uma vez, fui para Marrocos sozinha e não fazia ideia que lá tinham vários casos de sequestros de mulheres e quase fui sequestrada. Também já fui roubada várias vezes.

Dina Barile em um trekking para procurar famílias de gorilas — Foto: Acervo pessoal

Eu diria para as pessoas acreditarem nos seus sonhos. Eu tenho amigos que têm dinheiro e preferem gastar com roupas, bolsas, o que eu gastaria com uma passagem. As pessoas têm que sonhar primeiro com o que elas querem e depois irem atrás com vontade e com determinação”.

Reportagem publicada primeiramente no site da Revista Marie Claire, na Seção: RETRATOS, no link:

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.