Público elege os nomes Vinícius e Tom para os mascotes Rio 2016

Com 44 % dos votos válidos, nomes homenageiam dois grandes nomes da música popular brasileira

Rio de Janeiro, Brasil, 14 de dezembro de 2014: Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 se chamam, respectivamente, Vinícius e Tom. Após três semanas de votação popular e 323.327 votos, 44% dos eleitores optaram por homenagear os músicos e parceiros Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Os dois foram expoentes da Bossa Nova, movimento que fez todo mundo conhecer e cantar as belezas do Rio, e são autores de Garota de Ipanema, uma das canções mais tocadas do mundo. Uma dupla bem afinada, como os mascotes.

Para o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a participação do público nessa escolha foi acertada. “Vinícius e Tom são nomes já reconhecidos pelo mundo como sinônimo de excelência, bem de acordo com a marca que queremos deixar com os Jogos Rio 2016. Além de representar a fauna e flora brasileiras, nossos mascotes agora também se conectam com o melhor da nossa música. Temos certeza de que eles serão uma inspiração para as crianças”, comenta.
“A escolha dos nomes Vinícius e Tom emprega ainda mais brasilidade aos nossos mascotes, que são embaixadores dos Jogos. Eles têm o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico aos diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.”, comemora Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio 2016.

OS PERSONAGENS
Vinícius, o mascote Olímpico, representa a diversidade dos animais do País. Reúne a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Pode esticar seus braços e pernas como quiser. Com isso, pula mais alto, corre mais rápido e fica ainda mais forte. Entre suas características estão o olfato apurado, capaz de farejar aventuras, e a audição que identifica onde estão as torcidas mais animadas. Pratica todos os esportes do programa Olímpico, faz o tipo hiperconectado e tem amigos por todo o mundo.
Já Tom, o mascote Paralímpico, é uma inédita mistura da flora brasileira. Consegue se transformar o tempo todo, com determinação e alegria, crescendo e superando obstáculos. Além de praticar os esportes do programa Paralímpico, vive em movimento. Não acredita que exista barreiras que não possam ser superadas. Quando está diante de um problema, digamos, “cabeludo”, é capaz de tirar qualquer coisa de dentro da cabeleira para resolver. Como embaixador dos Jogos Paralímpicos, vai ensinar as pessoas a buscarem dentro de si o que têm de melhor.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*